08 fevereiro 2014

Como as cidades respiram

Um artigo publicado há dias na revista MIT Technology Review (Boston, EUA) apresenta as primeiras conclusões de um estudo sobre 31 cidades espanholas com mais de duzentos mil habitantes. O que se pretendia saber era como se comunica nessas cidades, registando os horários das chamadas de telemóvel. Os resultados para seis dessas cidades estão no gráfico.

Como se verifica, há em geral dois picos de chamadas. Durante a semana, às 12h e às 18h; no fim de semana, às 13h e às 20h (nas cidades do sul, Sevilha e Córdoba, é uma hora mais tarde). Estes dados foram compilados por Thomas Louail, do Instituto de Física Teórica de Paris, e revelam os padrões uniformes de comportamento social. Este método de tratamento de grandes bases de dados revela uma geografia e antropologia urbana que promete ser um método interessante de investigação sobre as nossas sociedades.

3 comentários:

  1. lindo , quase q m vêm as lágrimas aos olhos quando se trata deste tópico.
    mas nada de taping ã , tudo métodos de gente séria

    ResponderEliminar
  2. Viva Fr. Louçã
    Mt gosto em acompanhar as vossas postagens.
    Mas isto da Física Teórica? O que é? Como define? Qual o objeto? A Sociedade é física? Tem corpo é?

    Continuação
    Consideramos que a voz mais lúcida que o país tem.

    ResponderEliminar
  3. Não, a revista é mesmo sobre Física. Mas, como noutros casos, os físicos aplicam os seus conhecimentos matemáticos a outras bases de dados, neste caso sobre intensidade de comunicações. Por isso, têm escrito coisas interessantes sobre economia e outras ciências sociais, muitas vezes menos ideológicas do que muitos economistas.

    ResponderEliminar