13 junho 2014

Prisão por participar em piquetes de greve e protestos no Estado Espanhol


Carlos e Carmen, de Granada, Espanha, foram condenados a três anos e um dia de prisão por participar num piquete informativo para a Greve Geral de 19 de Março de 2012. No passado dia 27 de Maio confirmou-se a sentença de prisão.

Este é um caso que se junta a outros no Estado Espanhol de perseguição e pressão sobre os movimentos sociais e os protestos: Carlos e Serafín de Pontevedra, Ana e Tamara, também de Pontevedra, ambos por participarem em piquetes de grave; Koldo, de Logroño, acusado a uma pena de 14 anos por distúrbios sem estar sequer no local dos acontecimentos; Miguel e Ismael, de Madrid, presos preventivos após as marchas pela dignidade de 22 de Março; 13 sindicalistas do SAT por participarem num piquete informativo em Sevilha.

Esta repressão vai acompanhada pela mudança de várias leis por mão do governo do PP: lei das taxas judiciais, o projeto de reforma de código penal, a nova lei de segurança cidadã, a lei de segurança privada, entre outras. Este vídeo da Rights International Spain explica algumas das mudanças já efetuadas ou possíveis.


Sem comentários:

Enviar um comentário