19 fevereiro 2015

A Grécia é que nos está a dar dinheiro, estúpido.



O paralelo não é exagerado. Se recuarmos na história, percebemos que aqueles que foram escravizados nos campos e cidades dos E.U.A conheciam bem a diferença entre quem colaborava com o opressor e quem estava disposto a resistir-lhe. Aos primeiros chamavam-lhes house negros, pois habitavam na casa-grande, tratando dos senhores e por isso comiam melhor e viviam mais. Os segundos eram os field negros, que trabalhavam no campo, sob sol e chicote, morrendo por tudo e por nada, odiando os seus carrascos. 

Na semana em que os senhores da Europa se viraram contra a Grécia, está claro de ver em que categoria se encaixa a direita portuguesa, com Maria Luís Alburquerque a ser passeada como uma jarra pela Alemanha de Schäuble.

Mas esta banda ainda tem um chefe. Cavaco Silva insiste na fábula, "os portugueses foram dos que mais contribuíram para o resgate grego". Na base desta afirmação estariam as obrigações gregas emitidas no âmbito do segundo programa da troika e da chamada "reestruturação da dívida" de 2012. A emissão de novos títulos foi realizada em parte através de bilhetes do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF), sendo assim garantidos pelos Estados-membros.

A missiva de Belém é clara, em caso de reestruturação da dívida grega, Portugal é quem mais perde. A desmontagem dessa narrativa já foi feita aqui e aqui, mas vale a pena insistir, o que Cavaco diz é simplesmente errado. Portugal contribuiu com 2% dos fundos totais envolvidos no primeiro programa da troika mas, à semelhança da Irlanda e de Chipre, países igualmente intervencionados, ficou isento das prestações dessas garantias (segundo programa).



Para além disso, o próprio Varoufakis explicou, em março de 2014, como o processo de reestruturação de 2012 resultou numa transferência de dívida de mãos privadas (banca europeia) para o sector público, implicando uma recapitalização da banca grega após o haircut...através dos empréstimos da troika.

Portanto, tanto Cavaco está errado, como na verdade Portugal em tudo teria a ganhar com a proposta grega. Quando o governo do Syriza defende uma janela de tempo para reorganizar a sua economia e preparar politicamente uma reestruturação da dívida associada ao crescimento, está a criar o espaço e o exemplo para países como Portugal saírem da espiral da dívida e do empobrecimento.

Sabemos que o porrete alemão não o permitirá, mas ao fazer esse enfrentamento, o Governo do Syriza ao menos poupou-nos o tempo da ilusão europeia.

2 comentários:

  1. Infelizmente e através deste horrível governo, os potugueses fazem parte dos escravos subservientes denominados "House Negros"

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, através dos comportamentos do nosso horrível governo, os portugueses fazem parte dos escravos subservientes denominados " House Negros "

    ResponderEliminar