26 março 2015

Call centers e campos de golfe: o grande investimento da nova PT


Lembram-se da primeira medida tomada por este governo, logo no primeiro Conselho de Ministros? Foi o fim das golden share na PT, Galp e EDP. Bava e Granadeiro tornavam-se senhores e mandadores da empresa tecnologicamente mais preparada de Portugal e o BES impunha a sua agenda de venda da VIVO. Sabemos como terminou esta história, com o valor da PT reduzido a migalhas e entregue à Altice. Contra todas as vozes que exigiam o resgate da PT,  Passos e Portas sequer pestanejaram. A PT distribuiu 11,5 mil milhões em dividendos aos seus acionistas desde 2000. 

Pires de Lima garantiu mesmo que a Altice vinha para acabar com os "tachos e tachinhos" na PT, não se sabendo o que Franquelim Alves, ex-colega do Ministro da Economia no governo e membro do Conselho de Administração da empresa entre 2005 e 2008 achou do comentário. Mas já sabemos qual será o primeiro grande investimento desta nova PT, um call center em Vieira do Minho, a terra natal de Armando Pereira, um dos sócios da Altice. O reboliço é tal que o anúncio foi acompanhado de um segundo, o filho pródigo da terra investirá 100 milhões num campo de golfe, às portas da barragem do Ermal. 

Depois da PT anunciar a intenção de despedir trabalhadores amarrados às malhas do trabalho temporário, e da Cabo Visão (detida pela Altice) já o ter feito, eis o grande contributo dos novos donos da PT. 

Portugal é mesmo uma visão do paraíso: baixos salários, força de trabalho qualificada e com baixa sindicalização, infraestruturas desenvolvidas e uma alta taxa de desemprego e precariedade. Call centers e campos de golfe, como pão para a boca.   


Sem comentários:

Enviar um comentário