05 janeiro 2015

[VIRÚS nº6] PODEMOS: novos caminhos para a mudança




*Editorial por Fernando Rosas

«O Estado Espanhol vive um processo histórico de crise política, económica e social, que merece a atenção de toda a esquerda socialista europeia, e não só. À ameaça independentista da Catalunha (e do seu imprevisível efeito de dominó em outras nacionalidades), juntam-se os efeitos da austeridade e a profunda crise de legitimidade que atinge o sistema político bipolar/rotativo assento no PP e no PSOE.

Dos movimentos sociais e de cidadãos transformados em movimento político – Podemos -, surge uma alternativa de esquerda que parece ter possibilidades eleitorais de ser governo ou de, decisivamente, o condicionar. Nas esferas do poder corrupto que rotativamente tem governado a Espanha pós-franquista, instala-se a perplexidade e o pânico. Adivinha-se um duro combate. Por tudo isto, fazemos o Dossiê deste número da VÍRUS com um trabalho de entrevistas e reportagem de Jorge Costa sobre o Podemos, prescindindo de uma específica entrevista autónoma, como costumamos fazer.

Segue-se, na secção Pensar o Socialismo Hoje, um ensaio de Carlos Carujo sobre Antonio Gramsci, um pensador marxista em permanente releitura.

A rubrica Ver, Ouvir e Ler, como habitualmente, reúne recensões críticas da literatura, da poesia, do cinema, da música, do ensaio, com textos de Fabrice Schurmans, Gonçalo Pessa, Helena Romão, Irina Castro, João Mineiro, Júlia Garraio e Sofia Roque.

Na secção Vária, registamos as contribuições de Adriano Campos e Luís Leiria.

A revista encerra, como sempre, com a agenda Acontece, coordenada por Fabian Figueiredo.

A todas e todos que quiseram dar o precioso contributo da sua colaboração para este número da VÍRUS, deixo o agradecimento do Conselho de Redação. Resta aos nossos leitores e leitoras lê-la, criticá-la e, se acharem bem, divulga-la e discuti-la.»

Sem comentários:

Enviar um comentário