07 agosto 2014

O próximo banqueiro

Já se fazem apostas para ver se Ricardo Salgado conseguirá superar a performance de Oliveira e Costa na futura Comissão Parlamentar de Inquérito ao BES.

06 agosto 2014

Então o Hospital de Loures fica no Banco Mau?



A cada hora que passa somam-se vozes contra o modelo de resolução do BES. Paul de Grauwe arrasou a propaganda do governo ao lembrar que os 4,4 mil milhões de euros injectados pelo Estado serão assumidos pelo Tesouro, ou seja, contam para o défice. Assim sendo, a defesa dos contribuintes passa pela necessidade de vender por esse valor um banco que na sexta-feira valia 674 milhões de euros em cotação bolsista. Pura ilusão. Segundo outras informações, no futuro cada euro a menos ficaria a cargo do sistema financeiro português, ou seja, dos 80 bancos que constituem o fundo de resolução. Ilusão pura. Para o desavisados fica o lembrete: o sistema financeiro português faliu. Dos seis maiores bancos (o verdadeiros donos do sistema financeiro, já agora) - CGD, BPI, Banif, BCP, Santander-Totta, BES - apenas um sobreviveu sem a ajuda de fundos públicos. Alguém acredita que o Banif, dependente que está da entrada de capital sujo da Guiné Equatorial, vai assumir perdas na ordem dos milhares de milhões de euros? Serão sempre os contribuintes a pagar.

05 agosto 2014

Eles regulam tudo e ninguém gosta nada

Apetece-me dizer duas ou três coisas acerca das reacções tonitruantes ao Novo Banco e ao modo regulador do Banco (não tão novo) de Portugal. Isto soará a defesa do Banco de Portugal. Não é. Por mim, fechava-se e fazia-se um regulador totalmente novo, com um paradigma de regulação totalmente diferente. Mas este é o mundo em que vivemos.