31 maio 2014

DN e a arte de inventar: Tsipras não apoia Junker para a comissão






Depois do Público ter dedicado um preguiçoso e mal amanhado artigo sobre o resultado esperançoso do Podemos, o DN faz fogo sobre Alexis Tsipras. Quatro dias bastaram para que se instalasse uma velhinha narrativa que tem pouco de jornalística e muito de ideológica: num contexto de crise, sobem os extremos, à direita e à esquerda, iguais em quase tudo, ambos hediondos e, por isso, alvos a abater.

Interessa pouco que o Podemos defenda uma democracia aprofundada e a nacionalização de sectores resgatados pelos salários das pessoas, enquanto o presidente honorário da Frente Nacional defenda o extermínio de africanos pelo vírus Ébola. Ou que o Syriza se apresente como o único bloco político na Europa capaz de travar os ditames da senhora Merkel - imagine-se o que serão os conselhos europeus se Tsipras for eleito Primeiro-ministro - enquanto Beppe Grillo e Nigel Farage negoceiam a criação de um grupo parlamentar populista. As manchetes impõem-se. 

30 maio 2014

O que nos ensina a disputa no PS?



Nem uma semana passada das eleições europeias, os eleitores transmutaram-se em espectadores da contenda anunciada no PS. A disputa entre Costa e Seguro diz-nos muito sobre a política e o seu centro, e ainda mais sobre o que está por vir.


O poder é tudo


A candura com que os apoiantes de António Costa defendem a aniquilação de Seguro traduz-se na palavra de ordem lançada pelos seus apóstolos: ambição. A insolúvel incapacidade mediática de Seguro deve dar lugar a uma liderança forte, capaz de federar o partido para o assalto às legislativas. Esta forma de política é mais congénita do que extemporânea. Os mesmos que se passearam com Assis e Seguro pela campanha eleitoral, que assinaram o compromisso eleitoral do PS, que votaram parcimoniosamente a linha política da direção, apresentam agora a conta: 1 milhão de votos não nos bastam como poder, o que é o mesmo que dizer que importam muito pouco como tradução de um projeto programático. O desprezo pelos eleitores é o primeiro e maior resultado desta disputa.

As Benevolentes



É o nome de um livro escrito por Jonathan Littell.  Um livro tão maravilhoso quanto duro. Aliás, muito provavelmente, tão maravilhoso porque duro. É a incómoda descrição de como o regime nazi, nas suas diferentes fases, foi alimentado e suportado pelas escolhas quotidianas de pessoas comuns. 
Para além do retrato da guerra, a dureza d’ “As benevolentes” vem da forma como nos confronta com a essência afinal tão humana e social de fenómenos que, talvez por proteção, preferimos encarar como o produto de uma loucura excecional, desumana. Sem simetrias forjadas ou forçadas entre a Europa dos anos 40 e a de hoje, o peso da história que carregamos devia fazer-nos, pelo menos, estar atentos aos sinais dos tempos. 
Em França, no Reino Unido e na Dinamarca partidos populistas de extrema direita ganharam as eleições; na Áustria, Finlândia, Grécia, e Hungria foram os 2ºs ou 3ºs mais votados. Na Alemanha, na Holanda e na Itália elegeram eurodeputados. No total, a extrema direita é a terceira maior força política no Parlamento Europeu. 

Surpresa? Talvez pela dimensão do fenómeno, mas nada que não tivesse sido previsto, estudado e analisado nos últimos anos.

27 maio 2014

Declínio do bipartidismo, ascenso do PODEMOS e reforço do soberanismo na Catalunha



Por Jaime Pastor

«Pese a que la participación ha sido solo de un 45,85 %, las elecciones al Parlamento Europeo se han convertido en un primer test de la evolución de la situación política y social española desde que gobierna el PP. Por eso, aun no siendo extrapolables a unas elecciones generales, sus resultados marcan un punto de inflexión en el marco de la agravación de la crisis del régimen y del ciclo de luchas inaugurado hace tres años por el 15M, apuntando hacia un cambio radical en el panorama político de los próximos años.

El dato más relevante es el anuncio del principio del fin del bipartidismo, como se está reconociendo en la casi totalidad de los medios de comunicación. En efecto, el retroceso de los dos grandes partidos es incuestionable, si bien es el PSOE el principal perjudicado. El PP pasa de obtener un 42,12 % de votos y 24 escaños en 2009 a 26,05 % y 16 respectivamente ahora, mientras que el PSOE desciende de de 38,78 % de votos y 23 escaños a 23% y 14. Nunca había ocurrido que la suma de ambos partidos estuviera por debajo del 50% de votos y, por tanto, cabe pronosticar que esa tendencia va a ser difícilmente reversible a escala estatal, si bien es probable que todavía se exprese de forma desigual (como en el caso de Andalucía, en donde el PSOE resiste relativamente bien) con ocasión de las elecciones autonómicas y municipales de mayo del próximo año.

O que os dados (não) dizem

Saiu há poucos dias o mais recente relatório do Eurydice, uma rede europeia que recolhe e sistematiza dados sobre o ensino superior e as políticas educativas na Europa. É um relatório extenso centrado em quatro dimensões da modernização do ensino superior: o acesso ao sistema; a retenção; a flexibilidade na gestão do estudo; e a empregabilidade e inserção profissional dos diplomados. São mais de 90 páginas que comparam vários aspetos destas quatro dimensões. De uma primeira leitura vale a pena destacar alguns dados interessantes.