26 setembro 2014

O mínimo salário do atraso

Depois de tanta insistência lá se conseguiu um aumento do salário mínimo. Pena que tenha sido tão curto, residual, acompanhado de uma benesse para os patrões e nos continue a colocar num posição de atraso em relação aos países europeus e à nossa própria história contemporânea. Eurico Brilhante Dias  no dia em que se assinou o acordo disse na SIC Notícias que este aumento era a primeira grande vitória das Eleições Primárias do Partido Socialista. Como diz o povo, "cada louco com a sua mania". Seja como for, alguns dados concretos faziam falta a tão perspicazes dirigentes que veem gloriosas vitórias no meio do pântano. 




23 setembro 2014

Presidenciais Brasileiras: a fé que move montanhas... de votos



A entrada fulgurante de Marina Silva na disputa pelas presidenciais despertou velhos demónios na sociedade brasileira. Ao apresentar-se como a predestinada sobrevivente do acidente que vitimou Eduardo Campos a candidata levantou o véu sobre a relação entre a religião e a política num país onde o número de evangélicos não pára de aumentar nos últimos anos. Marina é uma confessa missionária evangélica, tendo afirmado recentemente que a Bíblia é uma fonte de inspiração para a tomada de decisões. Com todas as sondagens a ditarem uma segunda volta com Dilma, o epíteto de fundamentalista foi de pronto arremessado pelas hostes do PT.

Acontece que de acordo com as pesquisas o voto dos evangélicos afigura-se como o mais decisivo na disputa da segunda volta. Dilma e o PT não perderam tempo. Um "Manifesto dos Evangélicos com Dilma" foi lançado nesta terça-feira, onde se pode ler: "como somos exortados a não precipitar em palavras e no coração nas nossas decisões diante de Deus (Ec.5:2), cremos que não há exigência maior a nós evangélicos para esta vida do que a prudência na escolha do candidato ou candidata a presidente que vai se empenhar de verdade pelo nosso bem estar e de nossas famílias durante o seu governo. Dessa forma, até 05 de Outubro de 2014 vamos orar, pensar, conferir e separar a verdade da mentira, os fatos dos boatos porque, fazendo assim, temos certeza de que iremos votar confiantes em Dilma Presidenta para o Brasil continuar melhorando, para o Brasil mudar mais."

26 e 28 Setembro | YO DECIDO! Festa e Filme contra a Lei Gallardón


A REDE DE SOLIDARIEDADE COM AS MULHERES DO ESTADO ESPANHOL - CONTRA A LEI GALLARDÓN promove mais uma iniciativa para juntar forças internacionais contra uma lei vergonhosa que não poderá passar.

YO DECIDO! Pelo direito ao aborto legal e seguro

26 Set. | Mob* | 23h

Festa! Com Soulflow Dj
Evento aqui.

28 Set. | Cinema São Jorge* | 16h
Projecção do filme-documentário: "Yo decido. El Tren de la Libertad" (estreia em Portugal)
>>> Seguido de conversa sobre a situação em Espanha e Portugal
Evento aqui.

ENTRADA LIVRE

* Mob - Rua dos Anjos, 12F, Intendente, Lisboa
* Cinema São Jorge, Av. da Liberdade, 175, Lisboa

22 setembro 2014

A desigualdade de género no topo dos rendimentos

Como todos os estudos em ciências sociais demonstram, Portugal é uma sociedade profundamente desigual em múltiplos domínios. Um deles foi analisado pelo investigador Frederico Cantante num estudo muito sólido e relevante publicado recentemente no Observatório das Desigualdades. O problema é claro:  "a desigualdade de género é bastante acentuada no acesso aos quantis do topo da distribuição dos ganhos salariais". Isto é, mesmo entre os grupos que ganham salários mais elevados, a diferença entre os homens e as mulheres é abissal. Vejamos alguns exemplos.


Como se percebe, à medida que se sobe na estrutura de distribuição de rendimentos, mais desigual é o acesso de homens e mulheres aos quantis mais bem pagos da população trabalhadora. Nos 10 % com mais rendimento na sociedade, o número de homens é 39 % vezes superior ao números de mulheres. No 1% mais ricos, os homens representam  80 % dos efetivos desse percentil e nos 00,1 % mais ricos a percentagem de diferença é de 90 % vezes mais. O topo de rendimento é habitado esmagadormente por homens.



Já neste gráfico podemos ver como a diferença da amplitude salarial entre homens e mulher aumenta consoante se sobe para o topo hierarquia de rendimentos.


No que respeita ao ganho salarial médio de homens e mulheres nos quantis de topo de rendimentos, constatamos também que quanto maiores são os quantis de rendimento, maior é a desigualdade de média salarial entre homens e mulher. Entre os 1% mais ricos, por exemplo, os homens ganham mais 61,6 % em média que as mulheres. Já entre os 0,1% mais ricos, essa diferença é de 96,4 %.

Esta amostra de dados não dispensa a análise do estudo detalhado, mas ela permite-nos concluir o seguinte: as notícias de que as desigualdades de género no trabalho estão quase erradicadas, são notícias claramente exageradas.

Como a Santa Casa vê as mulheres e o anúncio machista do Euromilhões


O novo anúncio do Euromilhões da Santa Casa da Misericórdia é uma ode ao machismo. O homem que ganha os milhões compra tudo novo, incluindo a namorada. Está nas tvs, nas rádios, nos jornais, na rua e na net, está em todo o lado para que todos percebam a piada: a mulher é um objeto.

Mas sejamos masoquistas e descasquemos a cebola desta peça de publicidade tão engraçada e divertida:
1) O homem compra a mulher perfeita.
2) A mulher deixa-se comprar pelo dinheiro que o homem ganhou.
3) A mãe do homem protege o seu menino e nunca aprova as suas namoradas.

A maneira como denigre e rebaixa as mulheres e o conjunto de representações e de papéis sociais que cada uma das personagens desempenha é digno de um anúncio do século XIX.

Este anúncio faz lembrar o que Mill dizia ao denunciar a subjugação das mulheres dizendo que era a pior forma de esclavagismo, visto que para além de servir o homem é suposto que também o amem.

A Santa Casa da Misericórdia deveria tirar imediatamente toda a campanha da rua e pedir desculpa publicamente.