08 outubro 2014

A culpa é do sistema?



Esta quinta-feira, a imprensa revelou que os trabalhadores a recibos verdes que pediram alteração do seu escalão da Segurança Social terão de passar a pagar a contribuição aos balcões da tesouraria dos serviços distritais. No Multibanco e por internet não dá. Dizem que a culpa é do sistema.

Um cidadão que queira renovar a sua carta de condução ou alterar os dados da residência tem em Portugal um serviço online reconhecido como um exemplo no relatório da UE eGovernment 2014. Mas de que servem os elogios a quem tem visitado o site desde o ano passado e lê a mesma mensagem: “Informamos que os nossos serviços online da área de condutores se encontram temporariamente indisponíveis”. Se for tratar do assunto aos serviços em Lisboa, vai perder um dia de trabalho e preparar-se para esperar muitos meses pela nova carta. E vai ouvir de certeza que a culpa é do sistema.

06 outubro 2014

O Livre e a ilusão do “arco constitucional”



O sistema partidário português terá muitos vícios e problemas. Mas um dos seus aspetos positivos é o facto de na maioria dos partidos os documentos políticos em discussão serem públicos e por isso suscetíveis de debate na opinião pública. É a esse debate que procurarei responder abordando a única moção estratégica que foi apresentada ao I Congresso do partido Livre que acontece hoje em Sintra e que contará com um discurso de António Costa.