23 janeiro 2014

Desemprego em sentido lato

Neste post procurei analisar dados que ajudassem a perceber o fraudulento "milagre" da recuperação do emprego em Portugal.
À semelhança de outros estudos, apresentei uma medida do desemprego real: aquela que soma, aos desempregados, todas as pessoas que desistiram de procurar trabalho (desencorajados) ou que declaram trabalhar menos horas que o desejado (o que não esgota todas as pessoas em situação de subemprego). Notei, no entanto, alguma dificuldade em calcular o número dos desencorajados devido a uma alteração da metodologia do INE.
Com a ajuda do JRA foi possível reconstruir essa tabela, desta vez com uma noção mais aproximada do número de desencorajados. À soma dos desempregados, subempregados visíveis e inativos por desencorajamento chamou-se "desemprego em sentido lato".
Em Portugal, o total de desempregados em sentido lado é de um milhão e quatrocentos e trinta e dois mil, numa população ativa, em redução, de cinco milhões trezentos e noventa e dois mil. A taxa de desemprego em sentido lato sobe então para 26,6%, muito acima dos 15,6% celebrados pelo governo. É esta a situação de 1 em cada 4 pessoas ativas no país.

 
p.s. tal como no post anterior, todos os dados apresentados provém das séries do INE. 

Sem comentários:

Enviar um comentário